PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
QUAIS AS PRINCIPAIS NORMAS E LEIS ATENDIDAS?
-
PNRS
-
CONAMA 307
QUAL O TEMPO DE EXECUÇÃO E ENTREGA?
Entrega em até 04 dias da visita técnica
COMO É FEITO (ESCOPO DO SERVIÇO)?
O escopo do serviço é realizado com o diagnóstico sobre o organograma da empresa, análise da atual situação do sistema de resíduos da empresa, análise do processo
produtivo diagnosticar as problemáticas dos tipos de resíduos existentes em seu ciclo produtivo, criar um projeto adequado a cada tipo de realidade, adequando ao serviço realizado na empresa, e então avaliar as formas de reutilização destes resíduos e disposição final.
VALIDADE DO SERVIÇO?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) deve ser renovado anualmente.
O QUE É?
A geração de resíduos é inevitável em qualquer empresa, negócio ou estabelecimento, seja macro ou micro, o local de qualquer atividade, estará sujeito a acúmulo de lixo,
que se depositado inadequadamente causa inúmeras mazelas a saúde pública e ambiental.
O PGR serve como integrador do licenciamento ambiental, este documento serve para identificar a origem da problemática dos resíduos destinados
incorretamente, o plano aponta os geradores, o tipo de resíduo, quantifica-o e cria soluções para sua destinação final adequada.
O Programa de Gerenciamento de Resíduos garante um triunfo da logística de geração total de resíduos do local em questão, já que leva em conta o gerenciamento do transporte, acondicionamento e destinação final.
PARA QUE SERVE?
Para comprovar a capacidade de uma empresa no gerenciamento dos resíduos gerados por seu serviço.
A necessidade de PGR se estende principalmente para
grandes empresas geradoras de grandes quantidades de resíduos, já que perante a lei a responsabilidade do resíduo é do gerador inicial, e as empresas de grande porte, grandes geradoras são consequentemente mais suscetíveis a enfrentar o licenciamento ambiental. É previsto por Lei a gestão de tais resíduos de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
QUAL A VANTAGEM?
A não conformidade com a legislação, ou seja, a destinação e/ou disposição inadequada é considera crime ambiental, sendo assim o PGRCC é indispensável para o cumprimento da legislação ambiental vigente.
No licenciamento ambiental de atividades potencialmente poluidoras também é exigido o PGRS. Além de cumprir uma exigência legal, a sua empresa consegue controlar os processos reduzindo gastos e aumentado os lucros.